Para guardar dinheiro

Oi gente, boa noite
Esses dias, o site MdeMulher, postou uma matéria intitulada "7 passos para conseguir guardar dinheiro todos os meses" e resolvi falar um pouco da minha tentativa de juntar dinheiro aqui.

Como falei, no começo do ano, resolvi começar o projeto 52 semanas pra poupar dinheiro. Então esse post é também pra vocês terem ideia de como estou me saindo.

Bom, recomecei minha planilha de gastos: anoto tudo o que entra e o que sai, se o pagamento daquilo foi em dinheiro ou cartão de débito (não tenho mais cartão de crédito, pois dependo dos meus pais, não tenho mais estágio remunerado, e é cobrado taxa todo mês que o cartão não é utilizado: um gasto que não posso e não é o momento de eu bancar). 
Outra coisa: procuro sempre pagar as contas em dia, para não pagar juros e a internet tem vindo muito cara, então pensei e acabo desconectando os momentos que ela não está em uso para poder economizar um pouco.
Também procuro vender o que está apenas ocupando espaço e não uso mais (como meu Fusca azul, por exemplo). Sempre peço Nota Fiscal Paulista (programa do governo do estado de São Paulo em que um pouco dos juros pagos no produto volta pra você) e faço a depilação oriental (com linha) na minha avó e tias e elas sempre me ajudam um pouquinho.

Mas nem tudo são flores nessa vida: no mês de abril tive um ataque consumista e gastei boa parte do que tinha na Poupança, com acessórios e maquiagem, #shameOnMe Minha mãe já me excomungou por isso, mas ela não sabe que tirei o dinheiro da poupança #shameOnMe². Por conta desse gastos, resolvi deixar o cartão da poupança com a minha mãe (em Sertãozinho), essa medida não é a ideal, pois você não aprende a se controlar, você só não tem contato com o que te faria gastar, mas é a que funciona pra mim.

E para me ajudar no controle tenho três tipos de planilhas: 1) com todos os ganhos e gastos; 2) exclusiva para a poupança: lá tem o que depositei, o que é rendimento de juros e o que gastei "eventualmente" daquele dinheiro e 3) para o projeto, que está estagnada, pois é meio complicado ser estudante dependente dos pais (que ajudam como podem), ficar com o dinheiro contado para pagar contas e ainda depositar dinheiro. Aliás, o post do MdeMulher diz que devemos deixar um valor fixo para ser guardado e não guardar o que sobrar. No meu caso, como já disse, está um pouco complicado fazer isso. Acredito que ano que vem isso melhore, pois quero estar trabalhando.

Apesar de ser uma tarefa difícil estou tentando economizar da maneira que posso, por exemplo sábado: eu me inscrevi numa palestra do SESC aqui em São Carlos, o evento seria as 15:00 hrs e eu tive aula de Libras pela manhã, então resolvi ir ao SESC direto da aula, sem vir para a casa, pois precisaria pagar 4 passes de ônibus para fazê-lo e acabei vindo do SESC até em casa a pé também. Aí vocês me dizem: "na sua cidade não tem integração?" E eu respondo que não consigo pegar integração sempre, pois a integração aqui é de 1 hr e minhas aulas duram, pelo menos 1hr e 40 min. #triste. Por outro lado, andar faz bem e tenho estado bem sedentária ultimamente, então nada melhor que economizar um pouco e ter um pouquinho de saúde... e sim! a universidade é muuuito longe de casa. Cheguei #mortaComFarofa!

Com essa situação, comprar esmaltes (principalmente importados e de lojas online) é uma tarefa difícil. Os que estou comprando são nacionais e que as lombrigas ficam muuito ouriçadas e que não esteja com preços exorbitantes, como os Coloramas, mas base e removedor não dá pra ficar sem, então é provável que eu traga alguma corzinha pra ampliar um pouquinho mais a coleção. O lado bom disso é que posso usar os que ainda não usei e repetir os antigos sem tanto remorso de ver as coisas empacadas aqui.
Ah, também estou pegando carona pra ir pra casa da minha mãe, o que sai mais rápido e bem mais barato; não saio aqui em São Carlos e tento não pedir comida fora.

Bom, acho que são essas as minhas medidas para economizar e "sobreviver"...

E vocês, o que fazem quando a situação financeira não está tão favorável? Como fazem pra juntar dinheiro? Ou não juntam??

#MeContem

bjos

Postagens mais visitadas deste blog

Faça suas trilhas

Montaña 7 Colores

Oiieee!!